SERVIÇOS
A colaboração é a fonte daquilo que construimos
Desenvolvemos e apoiamos – em equipe com os nossos clientes, programas e projetos de sustentação e de inovação do capital cultural, social e humano, por meio da gestão estratégica, financeira, mercado, processos, pessoas, tecnologia da informação e de projetos, com fins, na entrega de valor para os clientes dos nossos clientes, otimizando resultados responsáveis e conscientes, numa relação ganha a ganha, para a organização, acionistas e stakeholders (partes interessadas).
CAPITAL CULTURAL
Diagnóstico Organizacional
Segundo Rosa (2001, p. 10) o diagnóstico permite uma visão integrada e articulada da organização ou de um problema específico, resultando em mais agilidade para superar os obstáculos com melhor direcionamento dos investimentos.
O Instituto MERITUM, elabora conjuntamente com o cliente o relatório de diagnóstico, por meio da coleta e análise de informações, identificando as causas das distorções nas operações (situação atual), com objetivo específico de propor ações gerenciais preventivas, voltadas para a melhoria da perfomance da equipe (situação desejada).
Gestão de Mudança
A gestão da mudança organizacional é o processo de reconhecer, guiar e administrar as emoções e reações das pessoas, de modo a minimizar a inevitável queda de produtividade que geralmente acompanha as mudanças estruturais, de redução de custos, modificação de processos e da mudança cultural.
O Instituto MERITUM tem como objetivo apoiar as lideranças e as organizações a superarem os obstáculos e incrementar a performance, durante os processos de mudanças
É necessário identificar a situação atual da organização, os objetivos da mudança, que estruturas ou processos irão ser alterados, que medidas tomar e como controlar e gerir a mudança.
Gestão de Projetos
Segundo a instituição Project Management Institute (PMI), por meio do seu guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK), a palavra projeto está definida da seguinte forma: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”.
Um projeto difere de uma operação (processo) por ser temporário, ou seja, possui começo, meio e fim (diferentemente da operação, que é contínua). Assim, um projeto pode ser a construção de um prédio, o desenvolvimento de um software, a criação de um instrumento sob medida, a implantação de uma nova linha de produção na fábrica, a escrita de uma metodologia entre outros.
Resumidamente, as características do projeto são:
-
Tem prazo definido de começo e fim, ou seja, é temporário;
-
Deve ser planejado, executado e controlado;
-
Entrega produtos, serviços ou resultados exclusivos;
-
É desenvolvido por etapas e tem evolução progressiva;
-
Envolve uma equipe de profissionais;
-
Tem recursos limitados.
O Instituto MERITUM tem como objetivo desenvolver e apoiar as lideranças e as organizações na implantação do escritório de projetos (PMO), na gestão do portfólio de projetos, no desenvolvimento e acompanhamento das equipes na prática da gestão de projetos.
Gestão da Inovação
As perguntas frequentemente dos líderes empresários acerta do futuro são: como fazer com que a minha empresa tenha longevidade? como enfrentar as crises? como manter minha empresa no mercado de competição? como desenvolver um mercado para a minha empresa que a concorrência não incomode? Há uma única resposta: por meio da Inovação.
O Instituto MERITUM tem como objetivo desenvolver e apoiar as lideranças e as organizações na implantação da cultura da inovação, por meio de sua metodologia de aprendizagem exclusiva, que desenvolve ao mesmo tempo o indivíduo e a organização, a pensar e agir “fora da caixa”, desenvolvimento as suas capacidades empreendedoras.
CAPITAL SOCIAL
Gestão Estratégica
A gestão estratégica é processo integrado do planejamento estratégico e a gestão em um só processo. Envolve todos os gestores de todas as partes da empresa na formulação e implementação das metas estratégicas e das estratégias. É um processo contínuo na qual todos os gestores são encorajados a pensar estrategicamente e a focar em questões de longo prazo, voltados para o exterior da empresa. Além de aspectos táticos e operacionais de curto prazo (BATEMAN, 2012, p. 79).
O Instituto MERITUM tem como objetivo desenvolver e apoiar as lideranças e as organizações na implantação do processo estratégico, a partir do diagnóstico estratégico, elaboração do plano e metas estratégicas, com acompanhamento e mentoria aos líderes, na execução, controle e monitoramento dos resultados estratégicos.
Gestão Financeira
O controle é qualquer processo que oriente as atividades das pessoas em direção à realização das metas organizacionais. É a maneira pela qual os gestores eficazes garantem que as atividades estejam progredindo da maneira planejada. Os sistemas de controle detectam e corrigem variações ou discrepâncias significativas em relação aos resultados planejados das atividades.
O Instituto MERITUM tem como objetivo desenvolver e apoiar as lideranças e as organizações na implantação do processo de controle gerencial (orçamento e custos, financeiro, contábil e auditoria), estabelecendo padrões de desempenho (quantitativo e qualitativo), definindo e automatizando o processo de mensuração, implantando as reuniões de acompanhamento entre as equipes e implantando as reuniões de resultados junto aos gestores táticos com o estratégico, com foco na análise e tomada e de decisão.
Gestão de Mercado
Segundo o American Marketing Association: “O Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”
O Instituto MERITUM tem como objetivo desenvolver e apoiar as lideranças e as organizações no processo do entendimento do perfil do seu cliente, definir a proposta de valor e elaborar um plano de marketing atendendo as premissas do modelo de negócios.
Além disso, ajudamos as organizações na estruturação e desenvolvimento das suas equipes de vendas consultivas.
Gestão de Processos
Segundo à Association of Business Process Management Professionals (ABPMP), por meio do seu guia CBOK, define que um processo “é uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados.”
No contexto de BPM, um "processo de negócio" é um trabalho que entrega valor para os clientes ou apoia/gerencia outros processos. Esse trabalho pode ser ponta a ponta, interfuncional e até mesmo interorganizacional (ABPMP, 2013, p. 35).
O Instituto MERITUM tem como objetivo desenvolver e apoiar as lideranças e as organizações na implantação, gestão e automatização dos seus processos. Estes, estratégicos, táticos e operacionais, com foco do mercado (ambiente externo) para a organização (ambiente interno).
Temos experiências com as ferramentas de BPM, BPMS e BPMN.
Gestão da Tecnologia da Informação
A tecnologia da informação tornou-se a “espinha dorsal” de qualquer organização. É motor dos negócios, e o meio para a gestão de conhecimento, o braço essencial da tomada e decisão, é o otimizador do tempo.
O Instituto MERITUM tem como objetivo desenvolver e apoiar as lideranças e as organizações na implantação, gestão e controle da sua Tecnologia de Informação.
Temos vasta experiência com sistemas de gestão integradas (ERP), desde o processo de seleção, projetos de implantação, revitalização e reimplantação. Como, desenvolvimento, programação e manutenção de sistemas de informação.
CAPITAL HUMANO
Gestão de Pessoas
-
Seleção de pessoas
-
Treinamento e Desenvolvimento
-
Avaliação e desempenho
-
Mentoria
-
Coaching
Abordagem holística da Gestão Empresarial considerando a universalidade de conhecimentos estratégicos, táticos e operacionais; valorizando o ser humano como ente único e essencial para a obtenção de resultado e a superação de metas estabelecidas através da inovação.
Procurando resultados?
Vamos ajudá-lo com isso.
Nossos clientes são nossos parceiros, conheça alguns: